quarta-feira, 24 de abril de 2019

ESCRIBA, ESCRIVÃO

Antigamente, poucas pessoas sabiam ler e escrever. As atividades administrativas e econômicas eram documentadas por eles.
Através dos tempos o trabalho do escriba era e é colocar, por escrito, tudo que seja importante preservar, serviço essencial à sociedade. O escriba atua em várias áreas diferentes, com funções singulares (Escrivão de Justiça, Tabelião, Oficial do Registro Civil, Oficial de Registro de Imóveis, Oficial do Registro de Notas, Oficial do Protesto de Títulos, etc.).
Os escribas são portadores de fé pública, atribuída a eles pelo poder público, através da legislação, praticada no exercício de suas funções, eis que reconhecidos como confiáveis.
Nos Cartórios e\ou Varas Judiciais gerencia os processos. Nos Cartórios Extrajudiciais registra nascimentos, mortes, mudança de nomes, casamentos; registra atos constitutivos de sociedades civis, ONGs, sindicatos, associações, empresas de prestação de serviço; procede registro de quaisquer títulos e documentos de imóveis, benfeitorias, titularidade, averbação, ônus; realiza escrituras públicas, reconhecimento de firmas, doações, testamentos, autenticação de cópias, protesta títulos e emite certidões de protestos de títulos, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário